postimg
Dec 2010 17

Stanza é um artista multi-tarefa que circula entre performance, instalações, artes plásticas, pintura e vídeo. Seus trabalhos já foram expostos em diversos espaços criativos pelo mundo: Bienal de São Paulo, Bienal de Veneza, Museu Victoria Albert, Tate Britain, Mundo Urbano Madri, New Forest Pavilion Artsway, State Museum, Novorsibirsk, Bienal de Sydney, Museo Tamayo Arte Contemporáneo Mexico, Plymouth Arts Centre e ICA London.

Stanza graduou-se em Artes Plásticas pela Goldsmiths College em Londres no início dos anos 80, depois continuou seus estudos na Universidade de Greenwich e Central Saint Martins Art College em Londres. Ele é um pioneiro na utilização da internet como mídia para a arte, tendo seus trabalhos expostos online desde 1995, contando com mais de 4 milhões de visitantes nos últimos dez anos.

No projeto Binary Graffiti Club, Stanza conta com a colaboração dos Urban Artists, um grupo de freerunners da cidade de Liverpool, Inglaterra, para circular pela cidade e registrar o percurso em aparelhos GPS. O mapeamento da cidade realizado por esse praticantes poderia ser conferido posteriormente na internet. O Clube do Graffiti Binário possuía os números zero e um em seus uniformes para representar um senso de agência, de unidade. O Parkour foi utilizado para representar mentes independentes, preparadas para os desafios. Parte da performance consistia no grupo empurrar uma grande bola imaginária que representaria a Terra, alavancando a conectividade global para o futuro.

Bruno Peixoto

Participe. Comente.